A gestão autárquica da CDU tem sido e será sinónimo de um Poder Local ao serviço das populações, garantia de uma política de participação e de proximidade, capaz de assegurar os caminhos e mecanismos que melhor permitam responder às necessidades das populações e à melhoria das suas condições de vida.

Tem sido assim nos últimos 40 anos do Poder Local Democrático e será assim no futuro.

O reforço eleitoral da CDU no Concelho, nas próximas eleições autárquicas, com a manutenção e reforço das maiorias já alcançadas, nos Órgãos Municipais e nas Freguesias, e a obtenção da maioria na UF de Palhais e Coina, será o elemento determinante para dar expressão e força à defesa dos direitos das populações, à solução dos problemas e à promoção do progresso local.

Em décadas de trabalho e luta, com e junto da população, dos trabalhadores, das camadas laboriosas, e dos agentes locais, que vivem e trabalham no Barreiro, a CDU procurou soluções, concretizou propostas e compromissos, construiu progresso, revelando ser a força fundamental para a afirmação do Poder Local Democrático, para a promoção do desenvolvimento e para a resolução dos problemas que se colocam às populações, contribuindo de forma determinante para a melhoria e engrandecimento do Concelho e para a realização e construção do futuro do Barreiro.

É com este espírito que nos apresentamos nestas eleições, decididos a fazer mais e melhor.

Continuando o desenvolvimento do nosso projecto de intervenção, de proximidade junto das populações, aprofundando o reconhecido percurso, de trabalho, honestidade e competência - traço impressivo que nos distingue das restantes forças políticas - continuaremos a pautar a nossa intervenção pelo objectivo de valorizar e defender o Poder Local e os seus eleitos como factores indispensáveis para a ampliação da democracia e da participação popular.

Com a população, com os trabalhadores, manteremos e desenvolveremos a justa consigna do Barreiro: Terra de trabalho, luta e liberdade, terra de democracia, participação e intervenção.

Para uma democracia alargada, gerando espaços de participação, de todos e de cada um, na gestão de vontades colectivas, a CDU, coligação de interesses e vontades que reúne homens, mulheres e jovens, apostados na manutenção de uma equipa integradora e eficiente que resolve os problemas que se colocam no Concelho, continuará a manter-se como a única força capaz de contrariar as políticas de austeridade e de ofensiva contra o Poder Local.

As listas da CDU, com as quais nos apresentamos neste acto eleitoral, na diversidade da sua composição social e etária, são constituídas por mulheres e homens representantes das mais diversas e qualificadas profissões, actividades e formação que, pela sua participação e envolvimento nos mais variados aspectos da vida diária do Concelho do Barreiro já fazem a diferença, delas se destacando o número significativo de mulheres (82) e uma importante presença de independentes (41) que representam, respectivamente, 46% e 23% do total de candidatos.

Assumindo um compromisso inquestionável, com os trabalhadores e o povo do Barreiro, decididos a trabalhar em conjunto, reafirmamos a nossa confiança na população do nosso Concelho, dando expressão ao lema “Juntos Somos Barreiro”