Apresentação Santo António

Apresentação da lista da CDU à Junta de Freguesia de Santo António da Charneca.

Foi hoje a apresentação da lista da CDU à Freguesia de Santo António da Charneca. A última das apresentações de listas às freguesias da CDU, que tem como cabeça de lista Rogélia Costa.
Rogélia Costa e Sofia Martins apresentaram algumas das propostas da CDU para esta freguesia, a única do Barreiro que não foi abrangida pelas uniões impostas pelo anterior governo.


Intervenção de Rogélia Costa

Boa tarde amigos e camaradas!
Em primeiro lugar quero agradecer a vossa presença e o apoio que isso representa.
Poder olhar nos vossos olhos e sentir o vosso carinho e apoio enche-nos o coração e dá-nos confiança e força.
Obrigada!
Através de vós saúdo, igualmente, todos os candidatos desta coligação unitária que tão bem representa Abril e os seus valores fundamentais.
A CDU é uma grande família que inclui militantes do PCP, do Partido Ecologista Os Verdes, da Intervenção Democrática e Independentes.
Uma família que está habituada a abraçar projetos autárquicos com toda a seriedade, com muito empenho e competência. Uma família séria e combativa habituada a ultrapassar adversidades e a encontrar soluções que todos envolvam.
Por tudo isto é, para mim, uma honra ser cabeça de lista da CDU à Freguesia de Santo António da Charneca.
Mas é, igualmente, uma grande honra encabeçar uma lista de construção coletiva. Uma lista de homens e mulheres que se dispõem a trabalhar, durante 4 anos, para melhorar a qualidade de vida das populações. Homens e mulheres competentes, honestos, trabalhadores.
Homens e mulheres com provas dadas nas autarquias, nas coletividades, nas escolas e nas empresas. Homens e mulheres cuja história de vida nos dá a garantia da sua consciência social, cívica e humana.
Esta é uma lista construída com opinião de centenas de pessoas, com dezenas de conversas e de reuniões realizadas.
É uma lista representativa da diversidade do território da freguesia e das suas características sociais. Uma lista com mais de 50% de mulheres, com uma grande percentagem de independentes. Uma lista que incluí quadros técnicos, operários, empregados, aposentados e estudantes.
Por tudo isto afirmamos, com orgulho, que esta candidatura da CDU, à freguesia de Santo António da Charneca, é uma construção coletiva. Uma construção coletiva que pretendemos manter durante quatro anos.

Todos temos consciência de que estamos a assumir uma grande responsabilidade.
Todos temos consciência que estamos a assumir um compromisso muito sério e importante. Um compromisso perante a CDU. Um compromisso perante a população da freguesia de Santo António da Charneca.
Um compromisso pelo bem-estar, pela melhoria da qualidade de vida e pela felicidade desta terra e das suas gentes.
Faremos o caminho com todos, sem nunca desistir.
Encontraremos energia e confiança para percorrer com serenidade e determinação este caminho, que estamos a iniciar, em cada contacto, em cada palavra, em cada sorriso e em cada abraço.
Ouvir, refletir e procurar corresponder às justas aspirações e reivindicações das populações é o que faremos para construir o nosso compromisso eleitoral.
Faremos uma campanha eleitoral de proximidade e de verdade.
Uma campanha eleitoral de partilha de ideias e de reforço do conhecimento das questões e das aspirações das populações. Uma campanha séria e construtiva.
Não faremos como outros. Não entraremos em demagogias. Não faremos promessas enganadoras. Não reagiremos a provocações porque sabemos o caminho que escolhemos e estamos de bem com a nossa consciência.
Faremos o nosso percurso com muita firmeza e tranquilidade.
Esta será a nossa postura agora e depois de 1 de outubro. Este será o nosso propósito agora e no futuro.
Fá-lo-emos em conjunto com todos.
Com a população da freguesia de Santo António da Charneca porque acreditamos que é possível continuar e melhorar o trabalho, com uma gestão de diálogo e proximidade, tendo em conta as necessidades e aspirações das diversas realidades da freguesia.
Em conjunto com a Câmara Municipal e com as restantes autarquias do concelho.
Em conjunto com os trabalhadores da junta, com as entidades, com o movimento associativo, com as IPSS, e com a comunidade educativa. Em conjunto com todos os parceiros locais e com os empresários vamos conseguir dar melhor qualidade de vida às gentes de Santo António da Charneca.
Caminharemos com grande confiança e persistência porque acreditamos que esta candidatura é a que preconiza o melhor projeto para a Freguesia de Santo António da Charneca.

Mas, Camaradas e Amigos, temos consciência das grandes dificuldades com que se confrontam as autarquias.
Faremos tudo, o que estiver ao nosso alcance, para defender o Poder Local Democrático.
Continuaremos a reivindicar o cumprimento da Lei das Finanças Locais.
Continuaremos a denunciar os parcos fundos financeiros transferidos do orçamento do estado para as juntas de freguesia e para as câmaras municipais.
Continuaremos a afirmar a necessidade imperiosa de reposição das freguesias.
Não aceitaremos pseudo descentralizações que significam mais responsabilidades para as juntas de freguesia sem acompanhamento de meios, nomeadamente, financeiros.
Continuaremos a lutar para que os trabalhadores das autarquias possam ver os seus direitos fortalecidos e a sua dignidade profissional ampliada.

Camaradas,
Apesar do caminho não ser fácil estamos confiantes.
Vamos ao trabalho!
Vamos, por aqui, com uma candidatura forte, participada, solidária, afetuosa e de grande proximidade às pessoas que possa sair vitoriosa no dia 1 de outubro.

Contamos convosco!
Contamos com todos porque juntos somos Barreiro!
Viva Santo António da Charneca!
Viva a CDU!!