Apresentação da lista da CDU à União das Freguesias de Palhais e Coina

Apresentámos hoje a nossa lista à União de Freguesias de Palhais e Coina, em Palhais, num ambiente de grande alegria e confiança.
Foram muitos os militantes e amigos que se juntaram aos candidatos para ouvir algumas das propostas que a CDU apresenta para esta União de Freguesia.
Também aqui A CDU AVANÇA COM TODA A CONFIANÇA!
Amanhã, sábado, pelas 10h30, é a vez da apresentação da lista em Coina, cumprindo o compromisso da CDU de apresentar as suas listas nos oito freguesias do Concelho.

palhais 640x241 coina1 640x241

Intervenção de Ana Pires - Coina

Caros Amigos,

Encontramo-nos hoje para a presentação da Lista da CDU à União de Freguesias de Palhais e Coina.

Duas freguesias que historicamente tiveram percursos próximos, e que bem conheço pelo meu percurso de vida e enquanto autarca.

Entre 1516 e o início do Século XIX, Coina foi Vila e sede de Concelho.

Por esses tempos, Coina foi uma das principais ligações entre as duas margens do Tejo, no acesso a Lisboa.

É esta terra que dá nome a um dos nossos rios.

Terra que foi um grande porto de ligação entre o norte e o Sul do país.
Teve grande importância estratégica do ponto de vista empresarial, logístico e comercial.

Aqui se instalaram a Real Fábrica do Vidro, que potenciou mais tarde a industria vidreira, aqui se instalou a industria moageira e foi a partir daqui que há 80 anos se iniciou o abastecimento público de água às populações do concelho.

A sua história deve ser um elemento aglutinador de vontades, identidades e de consolidação da memória coletiva.

E também por esta memória, identidade e história, que são únicas e que queremos preservar, que defendemos a reposição da freguesia de Coina e de Palhais, tal como de todas as outras.

Freguesias que têm de ser devolvidas ao Povo!

Tudo fizemos para que tal acontecesse. Os eleitos da CDU apresentaram na Assembleia de Freguesia propostas de reposição das freguesias.

Lamentavelmente, o atual executivo, um movimento de cidadãos que se dizem independentes mas que na verdade foram apoiados pelo PSD, votaram contra.
Mais recentemente, pela segunda vez, impediram que um eleito da CDU tomasse posse numa assembleia de freguesia, numa atitude completamente autoritária.

O nosso compromisso é respeitar todos!

O nosso compromisso é defender os interesses das populações, apostando numa política de proximidade que vá ao encontro das aspirações de todos os habitantes das nossas freguesias.

Para tal, apresentamos aqui hoje a nossa lista.

Uma lista de gente que conhece as duas freguesias.
Uma lista que não divide.

Que soma saberes, soma vontades, soma sensibilidades e, acima de tudo, assume um compromisso de, com honestidade, trabalho e competência, se colocar ao serviço da população de Palhais e Coina.

Para assumir este compromisso, guia-nos a experiência da CDU no poder local e a prova do trabalho feito. E é ainda visível, bem visível, nestas freguesias.

No contacto próximo que sempre mantivemos com todas as instituições:
Com o Movimento Associativo,
Com a Comunidade Educativa,
Com os parceiros sociais,
Com os comerciantes,
E, claro, com a população.

Construímos laços que ainda hoje perduram.

Sempre estivemos ao lado da população na defesa dos serviços públicos.

Na instalação do posto de saúde de Palhais, que entretanto foi encerrado.

Na instalação do Centro de Saúde de Coina, cujo funcionamento é hoje completamente insuficiente face às necessidades dos utentes, obrigando-os a deslocarem-se de madrugada para conseguir consulta médica.
Ao contrário de outros, apoiamos todas as formas de luta, incluindo as organizadas pela Comissão de Utentes.

Com a luta da população e da Comissão de Utentes foi possível dar um passo no alargamento do horário do atendimento médico em Coina.
É um pequeno passo, é muito insuficiente, mas é uma vitória.

Caros Amigos,

A Lista que hoje apresentamos estará ao serviço de Palhais e Coina.

Trabalhando diariamente com todos.

Com os trabalhadores da autarquia, respeitando os seus direitos e com estes formando uma equipa disponível para servir a população.

Trabalhando de forma a aproveitar as potencialidades que Coina tem, quer pela sua localização geográfica na Região, quer pelo conjunto de acessos rodo e ferroviários hoje disponíveis.

Indo ao encontro do justo anseio da população e comerciantes, procuraremos criar condições para que o mercado volte para junto do centro de Coina e do comércio local.

Só assim é possível que as várias atividades económicas se complementem e contribuam para o desenvolvimento desta terra.

Trabalharemos, em articulação com a Câmara Municipal e outras instituições, para promover serviços públicos de qualidade:

Na higiene urbana e limpeza,
Na manutenção dos espaços verdes,
Na requalificação do património histórico,
Na manutenção dos edifícios escolares,
Nas águas e no saneamento.

E é este o nosso compromisso.

De com todos iniciar um percurso sem conflitos, sem arrogância e que valorize os laços que nos unem.

Viva a População de Coina e Palhais!
Viva o Barreiro!
Viva a CDU!

Intervenção Ana Pires - Palhais

Boa tarde,

a todos os vizinhos, amigos e camaradas, sejam bem-vindos!

PALHAIS É CHÃO! Aqui as relações são mais fortes;

Aqui a solidariedade e o respeito pelo próximo ainda contam!

Aqui a força, a firmeza e o coração de quem luta, trabalha e vive em Palhais, ainda são a marca que define e distingue a população da nossa freguesia.

É com esta marca e com os pés bem firmes neste chão, ciente do trabalho a fazer, que anuncio a minha candidatura pela CDU como cabeça de lista à União de Freguesias Palhais e Coina.
Em conjunto com estes homens e estas mulheres, pessoas honestas, competentes, interventivas e dispostas a trabalhar para trazer qualidade de vida para Palhais e Coina.

Defendemos com muita determinação a reposição das nossas freguesias, devolvendo-lhes a sua identidade.

Não podemos deixar de referir que, lamentavelmente, o actual executivo nestes últimos quatro anos têm estado contra essa reposição. Aliás, ainda recentemente a CDU apresentou uma moção na Assembleia de Freguesia a favor da reposição das freguesias e este executivo votou contra.

As freguesias de Palhais e Coina têm de ser devolvidas ao povo e tudo faremos para que isso aconteça!

Contudo, enquanto União de Freguesias Palhais e Coina, o nosso compromisso é defender os interesses das populações, apostando numa política de proximidade indo ao encontro das aspirações de todos os habitantes das nossas freguesias.

A nossa lista da CDU, é a lista que espelha a fraternidade, a amizade, a tolerância, o respeito pela diferença, de todos e para todos.

Ao contrário do executivo da junta, esta lista não divide! Esta Lista soma saberes, soma vontades, soma sensibilidades!

O compromisso que todos nós assumimos é realizar um trabalho dinâmico, virado para as mais diversas áreas, como a cultura, o associativismo, a educação, a acção social, o desporto e a manutenção do espaço público.
Trabalhar para os mais novos e para os mais velhos.

E sabemos que é possível, porque já o fizemos.

Em mandatos anteriores em que tive o privilégio de ser Presidente da Junta de Palhais, muito trabalho se fez em conjunto com parceiros institucionais, como a Câmara Municipal do Barreiro e outras entidades.

Construímos laços com diversas instituições que perduram, e que ainda hoje a população de Palhais recorda.

E recorda, certamente, a instalação dos sinais de trânsito verticais aqui bem perto de nós, na rua principal, onde com frequência aconteciam acidentes trágicos com perda de vidas humanas.

Para que isso fosse possível, muitas lutas foram travadas em conjunto com a população, exigindo às autoridades competentes que cumprissem a sua responsabilidade.

E NÓS CONSEGUIMOS!

Vejam a praia de Palhais e a sua frente ribeirinha, como era e como está! Hoje, em total degradação.
Esta foi mais uma grande luta que a Junta de Freguesia e a população travaram junto da Administração do Porto de Lisboa para que esta interviesse no sentido de proteger e garantir um espaço que é de todos.

A ausência de iniciativa da actual junta para valorização da nossa frente ribeirinha, não reconhecendo toda a sua potencialidade, demonstra a falta de visão estratégica para esta freguesia.

Precisamos de devolver o rio à população, e a junta de freguesia pode voltar a ter um papel central na dinamização das potencialidades daquele espaço.

E a Mata da Machada, Caros amigos, se hoje existe nos moldes em que todos conhecemos, isso deveu-se à população de Palhais, que de mãos dadas com o Executivo da Junta, impediu que a mesma se tornasse uma propriedade privada.

E NÓS CONSEGUIMOS!

Há que aproveitar este espaço público, em articulação com a câmara, promovendo iniciativa de cariz desportivo e lúdico e que potenciem o conhecimento da biodiversidade única da nossa Mata.

Foi também neste tempo de dinâmica, que foram projectadas as novas urbanizações na Freguesia. Projecto iniciado pela Câmara Municipal com um profundo envolvimento da Junta de Freguesia.

E NÓS CONSEGUIMOS!

Iniciámos e concretizámos o processo de negociações com a Infarmed, para que Palhais tivesse uma farmácia.

E NÓS CONSEGUIMOS!

Apoiámos a construção da casa mortuária e a reabilitação da casa paroquial. Arranjámos o telhado da Igreja e efetuámos pinturas.

Foram construídas as actuais instalações da Junta. Criámos condições condignas de trabalho, para os trabalhadores administrativos e operacionais, garantindo um espaço mais funcional no atendimento à população de Palhais. E foi esta obra que contemplou a construção de um espaço para a Associação de Reformados de Palhais. Hoje, esse espaço perdeu toda a dignidade e apesar das insistências da Associação, continua a funcionar como arrecadação da Junta.

Connosco a Associação de Reformados voltará a ter o seu espaço em condições dignas.

Connosco o apoio ao Movimento Associativo não se irá resumir a cedência de umas latas de tinta para as obras do Grupo Desportivo e Recreativo de Palhais.

A junta não pode continuar de costas voltadas para o Movimento Associativo.

Sabemos que em conjunto faz-se melhor.

O envolvimento do Movimento Associativo e outras instituições na construção das Festas de Palhais é um exemplo do estilo de trabalho, em conjunto, que queremos implementar na freguesia.

É nosso compromisso retomar as Marchas Populares, que tanto alegravam as noites de Palhais, os tradicionais Magustos e as Festas de Natal para as crianças e para a população.

Sabemos que é possível. Já o fizemos!

Quem não se lembra da Recriação de um Mercado em Palhais do Séc. XVI? Este é um exemplo feito de envolvimento com a população, mais de mil alunos de vários níveis de ensino e diversas entidades, como é a GNR e a Escola de Fuzileiros, mostrando que quando trabalhamos em conjunto vamos mais longe. Porque todos juntos somos Barreiro.

É nesta linha de envolvimento que queremos trabalhar em conjunto com a comunidade educativa, professores, educadores, auxiliares de ação educativas, pais e alunos.

Permitam-me ainda que me refira à Extensão de Saúde de Palhais, tão necessária à população.

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro bem tem trabalhado na defesa desta valência, mas o actual executivo desvirtuou todo esse trabalho.

A Junta de Freguesia tem o dever de apoiar e dinamizar em conjunto com a população a sua justa luta em defesa da reabertura da Extensão de Saúde de Palhais.

O futuro para a União de Freguesias de Palhais e Coina começa a construir-se hoje. É um caminho que vamos fazer juntos.

A LISTA DA CDU está ancorada no trabalho, honestidade e competência e está pronta para trabalhar em prol de todos e com todos.

Minhas amigas e meus amigos, aqui vos digo que contamos com todos, para iniciar um percurso sem conflitos, sem arrogância e que valorize os laços que nos unem.

Viva a População de Palhais e Coina!

Viva o Barreiro!
Viva a CDU!